Sociedade Portuguesa de Transplantação

Dador Vivo / CHLO

Ao Conselho de Administração do CHLO

Há cerca de dois anos e meio, faleceu no Hospital de Santa Cruz uma pessoa na sequência de ter doado um rim para ser transplantado em um seu irmão.

Até ao presente dia, a respetiva família não recebeu qualquer compensação, como está previsto na Lei 22/207 e na Circular Normativa n92 GDG.

Os médicos do Serviço de Nefrologia deste Hospital vêm manifestar a sua indignação por esse desrespeito por normas éticas, deontológicas e legais e insistir na resolução adequada deste caso.

Recordamos que são os Nefrologistas que referenciam os doentes para o programa de transplantação com dador vivo, são eles que prestam informações sobre os procedimentos, riscos e proteção assegurada ao dador, proteção essa fundamental para a realização desse tipo de transplantação.

A existência deste caso pendente, para além das especificidades a ele associadas, vem abalar todos os pressupostos até aqui dados como inquestionáveis acerca das garantias dadas aos potenciais dadores e lança uma nuvem de insegurança e até mesmo descrédito sobre todo o programa de Transplantação com dador vivo no Hospital de Santa Cruz.

Insistindo na imprescindibilidade da resolução rápida e digna deste caso, apresentamos os nossos cumprimentos,
Os médicos do Serviço de Nefrologia

Escrito por NorahsEvents

jan 24, 2022

Pode também ter interesse…

TTS Afiliação

TTS Afiliação

A SPT tornou-se uma sociedade afiliada da The Transplantation Society (TTS)! Esta afiliação oferece as...

Contacto

Sede

Av. de Berna, 30, 3ºF, 1050-042 | Lisboa, Portugal

Secretariado

Travessa Álvaro Castelões, nº 79, 2º andar, sala 9 4450-044 Matosinhos, Portugal

+351 933 205 202

secretariado@spt.pt