Sociedade Portuguesa de Transplantação

Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação

Comemora-se, a 20 de julho, o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação. O primeiro “Dia do Transplante” foi criado pela SPT e celebrado em 2009!  Importa ainda referir que foi escolhido o dia 20 de julho por ser o dia em que foi realizado o primeiro transplante renal em Portugal, em 1969, pelo Prof. Alexandre Linhares Furtado e a sua equipa em Coimbra.

Como vem sendo habitual, a Sociedade Portuguesa de Transplantação e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP organizam uma  Sessão Comemorativa neste dia.  Este ano a Sessão teve como mote “A Sustentabilidade da Doação e da Transplantação”.

Celebrando também este dia junto dos doentes transplantados, a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) com a colaboração dos Diretores das Unidades de Transplantação distribuiu um pin alusivo a este dia aos doentes da consulta de transplantação. Tratou-se de uma medida simbólica para lembrar a todos a importância desta atividade e, na impossibilidade de se realizar o habitual convívio com os doentes transplantados que a SPT tem promovido nesta data, dado o risco da infeção por SARS-CoV-2 nesta população, a SPT pretende assim demonstrar a sua atenção aos doentes transplantados.

Escrito por NorahsEvents

jul 20, 2022

Pode também ter interesse…

TTS Afiliação

TTS Afiliação

A SPT tornou-se uma sociedade afiliada da The Transplantation Society (TTS)! Esta afiliação oferece as...

Contacto

Sede

Av. de Berna, 30, 3ºF, 1050-042 | Lisboa, Portugal

Secretariado

Travessa Álvaro Castelões, nº 79, 2º andar, sala 9 4450-044 Matosinhos, Portugal

+351 933 205 202

secretariado@spt.pt